O que saber antes de contratar um plano de saúde

O que saber antes de contratar um plano de saúde?

O que saber antes de contratar um plano de saúde? Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem e é preciso ter todas as dúvidas esclarecidas para tomar a decisão certa, como cobertura, tipo de plano, tempo de carência e muitos outros detalhes.

Identifique o perfil

Então, quando a dúvida que surge é, o que saber antes de contratar um plano de saúde, o primeiro item que você precisa identificar é o tipo do contrato, que pode ser: coletivo por adesão, individual, familiar ou empresarial.

Se você está em busca de plano individual é importante saber que poucas operadoras oferecem esse tipo de contrato, já os planos empresarias e por adesão são ofertados pelas maiores operadoras/seguradoras do mercado.

Dicas da Brand

O reajuste

O reajuste do plano de saúde varia de acordo com o tipo de contratação. Os planos de saúde individuais e familiares têm os reajustes anuais limitados pela ANS, além das adequações realizadas após a mudança de faixa etária.

Os planos de saúde empresariais e coletivos por adesão também sofrem correções anuais e tem como base a utilização de toda a carteira da Operadora, o que de certa forma contribui para que os percentuais não atinjam patamares muito elevados. Esses reajustes não são controlados pela ANS, ainda assim, os reajustes têm se mantido estáveis ao longo dos últimos anos. Além da correção anual também há reajuste na mudança de faixa etária.

Leia também ANS define reajuste para os Planos de Saúde individuais

Tipos de cobertura

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, elenca algumas segmentações oferecidas por operadoras de saúde, e é importante que isso esteja bem claro na sua lista sobre o que saber antes de contratar um plano de saúde:

  • Ambulatorial e hospitalar com obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia
  • Odontológico

Segmentação assistencial

Fizemos um resumo das principais segmentações assistenciais para que você entenda melhor o que saber antes de contratar um plano de saúde:

Hospitalar com obstetrícia: O plano hospitalar com obstetrícia dá cobertura para internações além de serviços ambulatoriais, acompanhamento no pré-natal e assistência na hora do parto. Ele não cobre consultas e tratamentos ambulatoriais. Nesse segmento você terá:

  • Exames complementares na internação
  • Internações Clinicas e Cirúrgicas
  • Acompanhamento pós-operatório
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Atendimento de urgência e emergência que evoluam para internação
  • Cobertura e benefício ao parto e ao recém-nascido
  • Atendimento ao filho natural ou adotivo em até 30 dias após o parto ou adoção.

O que saber antes de contratar um plano de saúde? Período de carência

Carência

Antes de assinar o seu contrato de plano de saúde é preciso ficar atento ao tempo de carência para cada tipo de serviço que o seu plano oferece. Seguem abaixo os prazos máximos permitidos pela ANS, porém é importante ressaltar que se você já tem um plano atual, quando adquirir um novo plano suas carências serão reduzidas.

 

  • Urgência e emergência – 24 horas;
  • Exames, consultas, internações e cirurgias – 180 dias;
  • Parto – 300 dias;
  • Doenças e Lesões Preexistentes – 24 meses;

Leia mais sobre em: Carência de plano de saúde: O que é e qual a barreira para o usuário?

O que influencia o preço do seu plano de saúde?

O cálculo para chegar até o preço final da mensalidade do plano de saúde leva em consideração: o tipo de cobertura, rede de atendimento e a idade.

Dentro da cobertura são consideradas as consultas, exames, internações, hospitais e região de atendimento. Sobre a rede de atendimento, planos que atendem hospitais de laboratórios de 1ª linha custam mais caro. Já em relação à idade é que quanto maior a sua idade, maior será o preço da mensalidade.

Consulte a Brand

Ficou com alguma dúvida sobre o que saber antes de contratar um plano de saúde? Nossa equipe de especialista está à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Melhor opção de plano de saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *