Normas da ANS para planos de saúde

Conheça as principais normas da Agência Nacional de Saúde que regulamentam as atividades dos planos de saúde

Você sabe tudo o que o seu convênio médico deve cobrir, dentro da modalidade em que ele opera e quais são as normas da ANS para planos de saúde, bem como os prazos estipulados para cada procedimento? Não? Então, você chegou ao post certo, pois neste nós vamos te explicar tudinho.

Antes, é importante saber que a Agência Nacional de Saúde (ANS) é o órgão governamental responsável por regulamentar a atuação dos planos de saúde no Brasil e é a ela que você deve recorrer caso o seu plano esteja agindo fora desta regulamentação.

Após a contratação qual é o prazo máximo para atendimento – carência

Quando se fala em carência, nos referimos ao tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde para determinado procedimento. Cada operadora tem liberdade para praticar os prazos que for mais conveniente desde que sejam inferiores ou respeitem o limite máximo estipulado pelas normas da ANS para planos de saúde.

Se você acabou de contratar um convênio, para saber a partir de quando poderá utilizar os serviços, é importante verificar os prazos de carência estipulado no seu contrato. Abaixo você encontra o prazo máximo permitido.

Fonte: ANS

Melhor opção de plano de saúde

Prazo para atendimento (após a vigência da carência estabelecida em contrato)

Após vencidos os prazos da carência, você sabia que cada serviço coberto pelo plano tem um prazo máximo para ser prestado? Sim, é isso mesmo que você leu, entre a solicitação e a prestação do serviço ao conveniado existe um limite estipulado pelas normas da ANS para planos de saúde.

Os procedimentos enquadrados nestes prazos referem-se ao atendimento por um dos profissionais ou estabelecimentos de saúde da rede conveniada ao plano. O prazo para consulta de retorno ficará a critério do profissional responsável pelo atendimento.

Aumento de preço por mudança de faixa etária segundo as normas da ANS para planos de saúde

Quando o paciente entra em uma outra faixa etária, o plano tem permissão para reajustar o preço. As faixas etárias variam conforme a data de contratação do plano e os percentuais de variação precisam estar expressos no contrato.

No site da ANS você pode consultar a legislação completa e a regulamentação para alteração do preço cobrado do consumidor pela operadora de convênios médicos.

Veja a seguir em qual caso o seu contrato se encontra:

Cobertura do plano

Para verificar a cobertura do seu plano de saúde, a ANS disponibiliza uma ferramenta online na qual você preenche alguns dados básicos e tem a listagem dos serviços completa. Para acessar a ferramenta, clique aqui.

No site você ainda pode encontrar todas normas da ANS para planos de saúde e ainda falar na central de atendimento em caso de reclamações ou dúvidas pontuais. Mas se você está à procura de um plano de saúde, entre contato com a Brand e nossos corretores encontrarão a melhor opção para você.

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