Meu Plano de Saúde será reajustado. E agora?

Os reajustes dos Planos de Saúde têm ganhado espaço nas discussões, seja em família, com os amigos ou nos telejornais. Todo mundo que tem ou quer ter Plano de Saúde está preocupado com os reajustes.

Fale Agora Por WhatsApp com Um Consultor de Planos de Saúde

Como funcionam os Reajustes dos Planos de Saúde?

Os reajustes podem ocorrer até 2 vezes por ano: O reajuste anual, calculado com base na inflação e/ou na utilização do plano e o reajuste por faixa etária. Há dez faixas etárias previstas na lei, o importante é saber que ao completar 19, 24, 29, 34, 39, 44, 49, 54 e 59 anos de idade seu Plano de Saúde sofrerá o “reajuste por faixa etária”, exceto se você tiver um plano empresarial que é cobrado por pessoa, mas que normalmente está disponível para empresas com 100 beneficiários ou mais.

Fale Agora Por WhatsApp com Um Consultor de Planos de Saúde

Outro reajuste possível é o anual, calculado com base na inflação e na utilização do plano. E aí vem a dica importante: os Planos Individuais e Familiares tem os reajustes anuais regulados pela ANS e os reajustes tem sido menores que os reajustes aplicados nos Planos de Saúde PME e Coletivos por Adesão. Estes últimos são reajustados com base na utilização, ou seja, se houver uma grande procura por consultas, exames e internações, o reajuste tende a ser maior. Neste casos não há reajuste individual, ou seja, se você tem plano PME ou Coletivo por Adesão, o mesmo reajuste aplicado a você será aplicado a todos os outros contratos PME ou Coletivos por Adesão da Operadora.

Os reajustes do seu Plano de Saúde podem, depois de algum tempo, inviabilizar a manutenção do seu Plano atual, então você precisará reavaliar o seu plano e encontrar outro produto que se encaixe no seu orçamento. Há mais de uma alternativa, a busca de um plano com coparticipação, ou um plano PME se você for um empresário ou microempresário. Em algumas situações é possível pagar menor sem perder benefícios, para isso conte com o auxílio de um corretor experiente.

Fale Agora Por WhatsApp com Um Consultor de Planos de Saúde

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *